ANNONA MUCOSA

FAMILIA DAS ANNONACEAS

 

Compre o Guia: Frutas do mato: um guia de identificação, cultivo e usos:

Fascículo 1: 34 espécies de anonáceas brasileiras.

 

FLORES

FRUTO

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Biribá, “do tupi - fruto da arvore da casca fibrosa”; também é conhecido pelos nomes: Araticum grande, Araticum–pitaiá, Fruta do Conde, Condessa e Jaca de pobre.

 

Origem: Nativa da floresta amazônica ocorrendo desde o estado da Amazônia até o estado da Bahia. Brasil. Mais informações no link: http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br/

 

Características: Arvore muito bonita que chega a atingir 6 a 10 metros quando cultivada ou até 20 metros de altura e 60 cm de diâmetro quando nativa, na floresta tropical. A copa tem forma cônica e formada por vários ramos longos abrindo-se nas alturas. As folhas são simples e alternadas com pecíolos e nervura central de cor verde-amarelada, de forma oblonga (mais longa do que larga), medindo de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 8 cm de largura, com ápice ou ponta acuminada, ou seja, comprida e aguda. As flores são hermafroditas, pedunculadas e nestas hastes podem surgir mais de uma flor com 3 pétalas e 3 sépalas carnosas de cor verde claras, com nectários localizados na base das pétalas que lembram o aspecto de uma hélice, padrão existente em todas as espécies classificadas antes como Rollinias.

 

Dicas para cultivo: Planta tropical e subtropical que resiste bem a seca de até 5 meses e a geadas de até – 1 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo, que drenem bem as águas da chuva ou até solos argilosos, sujeito a inundações na beira de rios. Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos. Aprecia principalmente solos profundos e ricos em matéria orgânica com pH entre 5,5 a 6,8.

 

Mudas: As sementes de coloração marrom claro, podem ser armazenadas até por 3 anos, em recipientes bem fechados guardados em áreas frescas sem umidade. Visto entrarem em dormência depois de armazenas, devem ser estratificadas ou imersas em solução acida para a semeadura.As sementes frescas germinam em 40 a 60 dias e as mudas atingem 35 cm com 5 meses após a germinação. A planta produzida a partir de sementes, começa a frutificar no 4ª ou 5ª ano.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 6 x 6 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 200g de torta de mamona e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir do mês de setembro.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem no final do inverno. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 a 8 pás de matéria orgânica bem curtida e 50 gramas de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, lembrar de distribuir o adubo na projeção da copa com distancia do tronco igual a medida da circunferência do mesmo.

 

Usos: Frutifica em setembro e depois em março a maio. Os frutos chegam a pesar 1,600 kg e são deliciosos para consumo in natura. Cultivar em pomares e na recomposição florestal, pois seus frutos alimentam pássaros e diversos animais terrestres como pacas, antas, queixadas, quatis e varias espécies de macacos. A polpa gelatinosa de cor branca é muito saborosa, adocicada e solta fácil da semente, podendo ser consumida in natura. Após retirar a casca a polpa pode ser processada numa despolpadeira, utilizada para fazer sucos deliciosos ou armazenada em saquinhos plásticos para serem congeladas. A polpa beneficiada pode ser utilizada para fabricas mousses, batidas, sorvetes, pudins, sucos, bebidas espumantes, bolachinhas, biscoitos e também preparada para rechear sonhos e bolos.

 

 Consulte-nos pelo e-mail hnjosue@ig.com.br ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

SAIBA MAIS SOBRE A NOMENCLATURA, ORIGEM, HISTÓRIA, VARIEDADES, DESCRIÇÃO DA PLANTA, PRATICAS CULTURAIS, PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRICIONAIS

COMPRANDO O LIVRO “COLECIONANDO FRUTAS”

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para Annonaceae

 

.