ANNONA UBATUBENSIS

FAMILIA DAS BORAGINÁCEAS

 

Compre o Guia: Frutas do mato: um guia de identificação, cultivo e usos:

Fascículo 1: 34 espécies de anonáceas brasileiras.

 

FLORES

FRUTOS

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: ARATIMOIA vem do guarani e significa “massa mole que tem sementes frias. Também recebe o nome de Araticum de Ubatuba e Cherimoia do mato.

 

OBSERVAÇÕES: Espécie rara encontrada em nossas expedições em 2.011 pela floresta semidecidual de altitude no município de Angatuba SP. Produziu a primeira vez em fevereiro de 2.014 no Sitio Frutas Raras.

 

ORIGEM: Nativa de floresta ombrofila densa do litoral do estado de São Paulo, porém já foi encontrada em outras localidades no estado de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Brasil. Mais informações no link: http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br/

 

CARACTERISTICAS: Arvore de 6 a 8 metros de altura, com tronco geralmente bifurcado, com casca fina lisa de cor parda e esverdeada, medindo de 20 a 40 cm de diâmetro. Os ramos novos são esverdeados e ascendentes. As folhas são simples, oblongas (mais longa que larga), cartáceas (textura de cartolina) com pecíolo ou haste curta de cor esverdeada medindo de 0,6 a 1,5 cm de comprimento. A lamina foliar mede de 6 a 12 cm de comprimento e 2,5 a 3,8 cm de largura, com base cuneada (em forma de cunha) e ápice ou ponta apiculada (com ponta curta). A espécie pode ser facilmente identificada por se observar uma margem interna próximo a borda das folhas e por notar as nervuras dorsais que tem pubescencia rufa (densa e ferruginea). As flores são de cor creme, axilares e tem forma de hélice, com 3 pétalas, cujos nectários localizados na base destes. Os frutos são sincárpios (união de vários segmentos, com ou sem sementes) com casca reticulada (com desejo de rede) de cor amarelo alaranjado, medindo 4 a 7 cm de comprimento por até 3,5 a 5 cm de largura.

 

DICAS DE CULTIVO: Planta de clima subtropical, mais que resiste bem a geadas de até – 3 grau e a secas de até 5 meses sem chuva. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se bem aos solos arenosos ou argilosos e vermelhos que sejam profundos, de rápida drenagem, com pH de acido a neutro e com boa quantidade de matéria orgânica dissolvida.

 

MUDAS: As sementes são angulosas de cor acinzentada, que conservam o poder germinativo por até 2 anos se armazenadas limpas e secas em local escuro. Quando plantadas logo que colhidas, germinam em 60 a 90 dias. Recomendo semear 2 sementes diretamente em sacos individuais contendo substrato organo-arenoso. As mudas atingem 40 cm com 8 a 10 meses de idade, mais apreciam ambiente sombreado para formação. A frutificação inicia-se com 4 a 5 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

 

PLANTANDO: Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos pois produzem frutos comestíveis para a fauna em geral. No pomar planta-se num espaçamento de 5 x 5 ou 6 x 6 m, onde as covas devem ter 50 cm de largura, altura e profundidade, devendo ser preenchidas com 20% de areia e cerca de 8 kg de composto orgânico bem curtido; caso o solo seja muito acido é bom colocar 500 gr de calcário na cova e deixar curtir por 2 meses antes do plantio. A melhor época de plantio vai de setembro a abril. Irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses.

 

CULTIVANDO: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou que se cruzarem para o interior da copa. Adubar a partir do terceiro ano, com composto orgânico, pode ser 5 a 6 pás de cama de frango bem curtida e + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 2ª ano e continuar adubando anualmente na primavera. Lembrar de manter a coroa coberta com capim seco ou folhas secas para manter o solo úmido e com temperatura fresca.

 

USOS: Frutifica nos meses de fevereiro a março. Os frutos têm polpa saborosa de cor creme que solta facilmente do caroço. O Sabor da polpa lembra muito a Cherimóia. A polpa pode ser utilizada para fazer sucos, sorvetes, bolos e doces. A Arvore é rara e não pode faltar no pomar de um colecionador de frutas e deve fazer parte de projetos para enriquecer a biodiversidade de áreas já reflorestadas.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue@ig.com.br ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato ou VOLTAR PARA FAMÍLIA DAS ANNONACEAS

 

.