CISSUS STIPULATA

FAMÍLIA DAS VITACEAS

 

FRUTOS e SEMENTES (foto: Fábio Longen)

FILHAS E FRUTOS VERDES

 

 

NOMENCLATURA: UVA DO MATO DE MICO-DOURADO e como o nome já diz, essa espécie produz os frutos favoritos do belo Mico-leão-dourado (Leonthopitecus rosalia).

ORIGEM: Nativa da floresta ombrófila densa e da restinga, ocorrendo desde o sul da Bahia até Santa Catarina, Brasil. Mais informações no Link: http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br 

OBSERVAÇÔES: A espécie foi descoberta no estado de Santa Catarina pelo amigo Fábio Longen que encontrou a ESPÉCIE em suas expedições em 2.015 e cedeu as fotos para divulgação. É uma espécie muito rara! É a espécie do gênero Cissus que produz os maiores frutos, chegando a medir até 4 centímetros.

CARACTERISTICAS: Trepadeira de médio porte com gavinhas birramificadas, folhas trifoliadas e com quase toda a superfície escabrosa (áspera ao tato por causa de pelinhos longos e brancos). As flores são produzidas em cachos pequenos umbeliformes (com forma de guarda-chuva), seguida de 1 a até 12 frutos grandes de até 4 cm, com forma oblonga (mais longa que larga).  

CULTIVO: Cultivar de forma semelhante a Uva do mato de flor vermelha (Cissus paullinifolia) - Essa espécie tem crescimento moderado e aprecia ser cultivada na sombra parcial, ou no meio de arvores grandes em parreiras.

USOS: Frutifica em fevereiro a novembro. Frutos são grandes, com polpa de coloração vinácea e adocicados, tendo um pouco de oxalato de cálcio que pica um pouco na língua; porém essa característica perde o feito assim que a polpa é fervida e a agua da fervura jogada fora. Após esse processo a polpa pode ser utilizada para fazer sucos, doces e sorvetes. Uma dica: Quando a planta é cultivada a planta entende que precisa melhorar no fruto e de fato este melhora em sabor e quantidade de polpa. Por ser uma espécie rara, não deve faltar numa coleção de frutíferas, ainda mais se você deseja atrair o Mico-leão-dourado (Leonthopitecus rosalia) por perto!

 

 Pagina em construção

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue@ig.com.br ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Família das Vitaceas

 

.