EUGENIA CERASIFLORA

FAMÍLIA DAS MYRTACEAS

 

FOLHAS

FRUTOS

 

NOME INDIGENA: GUAMIRIM COM FLOR DE CEREJA (Isso é o que significa o nome cientifico cerasiflora).

 

Origem: Nativa e endêmica da mata atlântica da orla litorânea, ocorrendo nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, Brasil. Mais informações no link:  http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br/

 

OBSERVAÇÕES: A espécie foi descoberta em 2.015 pelo amigo Fábio Logan que cedeu a foto dos frutos para divulgação.

 

PAGINA EM CONSTRUÇÂO

 

Características: arvoreta de médio porte copa alongada, atingindo 4 a 6 m quando cultivada, podendo chegar a 20 m no meio da floresta. Pode ser cultivada da mesma forma que a Grumixama (Eugenia brasiliensis).

 

Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e resiste a baixas temperaturas (até – 1 graus), pode ser cultivada em qualquer altitude; o solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). Pode ser plantada em solos bem drenados ou mais úmidos.

 

Mudas: tem crescimento moderado.

 

Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando: Pode ser cultivada em vasos grandes.

 

Usos: Frutifica nos meses de novembro a dezembro. Os frutos podem ser consumidos in natura, e também servem para fazer sucos e sorvetes. As flores tem grande potencial apícola. Os frutos atraem inúmeras espécies de pássaros.

 

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue@ig.com.br ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Família das Myrtaceas

 

.